quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Parte pobre da India
O ministro indiano das Finanças, Pranab Mukherjee, afirmou que qualquer alimento que esteja em falta vai ser importado.
Os preços dos alimentos subiram 10% depois que as fracas chuvas de monções prejudicaram as últimas colheitas de soja, arroz, cana-de-açúcar e algodão.
Essas chuvas são consideradas fundamentais para a agricultura na Índia.
Segundo estimativas, a seca estaria afetando 700 milhões de indianos.
Lentilhas e óleo
Mukherjee não revelou que alimentos já estariam sendo importados, mas especula-se que lentilhas, óleos comestíveis e outros artigos estejam na lista.
Analistas dizem que o governo indiano se preocupa com o impacto das suas importações sobre os preços internacionais de alimentos.
O ministro da Agricultura, Sharad Pawar, afirmou que o governo vai tomar as providências necessárias para garantir que os preços se mantenham estáveis.
"A situação é terrível, não só para a saúde do plantio e a colheita, mas para garantir a saúde dos animais, a água potável, o ganhã-pão e a comida, principalmente para os pequenos produtores e trabalhadores sem-terra", disse Pawar.
Calcula-se que cerca de 70% dos indianos dependam da agricultura para sobreviver.
''Novos miseráveis''
A situação é ainda mais grave para os que vivem na miséria. De acordo com um relatório recente, divulgado por uma comissão do governo indiano, pelo menos 38% dos indianos vivem em condições de pobreza extrema.
Para fazer o cálculo, que ainda precisa ser oficialmente reconhecido pelo governo, a comissão avaliou indicadores de educação, saúde e saneamento básico. A última estimativa é quase dez pontos percentuais superior à anterior, de 27,5%.
Se a nova estimativa for aceita pelo governo, as autoridades vão ter que gastar cerca de US$ 1,9 bilhão para garantir a segurança alimentar dessa "nova" massa de miseráveis.
De acordo com os novos cálculos, mais 110 milhões de pessoas estão abaixo da linha de pobreza, em um total de 297 milhões.
Desde 1972, a linha da pobreza foi fixada como o poder de comprar de alimentos equivalentes a 2,1 mil calorias diárias em áreas urbanas, e 2,4 mil calorias em áreas rurais.
Nos últimos quatro anos, o governo indiano gastou US$ 31,1 bilhões em programas de redução de pobreza.
As estatísticas e os métodos de cálculo de pobreza na Índia são cercados de polêmica.
Ainda neste ano, o ministério do Desenvolvimento Rural divulgou um documento afirmando que pelo menos metade da população indiana vive na pobreza.
Em 2007, um outro relatório estimou que 77% da população era pobre. O governo indiano não aceitou nenhuma das duas estimativas.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Templos
Frente ao templo dourado de Amritsar, na Índia.
O Ganges é o rio mais sagrado da Índia. A cidade de Varnasi possui 6km de templos e palácios ao longo do rio Ganges. Assim, Varnasi é a cidade mais sagrada. Na tradição hinduista, quem morre nessa cidade vai direto para o céu. A cidade é dedicada ao deus Shiva.
Alguns templos da Índia são: Templo de Sol em Konarak, Conjunto de Templos Khajuraho, Grandes Templos Vivos de Chola.
O Templo em Nova Delhi (Índia) como todos os templos Bahá’ís possui nove entradas, cada uma delas representando um Mensageiro de Deus: Krisnha, Abraão, Moisés, Zoroastro, Buda, Cristo, Muhammad, Báb e Bahá`u`lláh. Portanto, os Templos Bahá’ís são dedicados a todos os povos do mundo. Um templo bahá’í é uma Casa de Adoração a Deus onde as Sagradas Escrituras de todas as religiões são lidas nestes templos. Não há ritual, imagens ou clero.
Khajuraho – abriga 22 gloriosos templos que representam a arquitetura indiana mais clássica, com muitas esculturas, algumas eróticas e outras místicas.
Hinduísmo e seus Deuses
O hinduísmo é a principal religião indiana,é uma união de crenças com estilos de vida. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3000 a.C na antiga cultura Védica.
-Brahma (deus da criação do universo):
Depois que um universo é destruído por Shiva, Vixnu fica dormindo e flutuando no oceano primordial. Quando o próximo universo está para ser criado, Brahma aparece montado num Lótus, que brotou do umbigo de Vixnu e recria todo o universo.
-Ganesha (deus da sabedoria e sorte):
É o primeiro deus a ser reverenciado em todos os rituais hindus. Fica nas portas dos templos e das casas guardando as suas entradas.
Ganesha é o Deus que tira todos os obstáculos, ele é o protetor de todos os seres.Ele é também o Deus do conhecimento. Ganesha representa o sábio, o homem em plenitude. Sua figura é representada com a cabeça de um eleafante.
-Sarasvati (deusa das artes e da música):
É a deusa hindu das artes e da música e é esposa, de Brahma, o criador do mundo. Ela é representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, e tocando sitar (um instrumento musical).
Ela é protege os artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Seus símbolos são: um Cisne ,e um Lótus Branco.
Shiva (deus supremo, criador da Yoga):
Na tradição hindu, Shiva é o que destrói,por esse motivo muitos o chamam de "renovador" ou "transformador". As primeiras representações na forma de "Senhor dos Animais". Criador da yoga, prática que produz transformação física, mental e emocional, portanto, intimamente ligada à transformação.Shiva é o deus supremo, o meditante e onde reside toda a alegria.
-Vixnu (responsável pela manutenção do Universo):
Na mitologia hindu, Vixnu juntamente com Shiva e Brahma formam a Trindade Hindu, na qual Vixnu é o deus responsável pela manutenção do universo.
Nas representações de Vixnu, ele está flutuando sobre as ondas com seus quatro braços, cada mão segurando um de seus atributos divinos, uma concha, um disco de energia, um lótus e um cajado.
Esses são alguns deuses do hinduísmo.